O Projeto Lar é uma organização sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes e suas famílias, que trabalha afim de Promover o desenvolvimento integral das crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições associadas é um objetivo fundamental que requer uma abordagem multifacetada. Para isso, é essencial criar um ambiente inclusivo, acolhedor e sensibilizado, onde cada criança possa florescer.
Esse ambiente deve ser projetado para garantir o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças. Isso implica não apenas em adaptar atividades e espaços, mas também em cultivar uma cultura de respeito e acessível, onde as diferenças sejam valorizadas e cada progresso, por menor que seja, seja observado.
Nossa Missão Valores é acolher, amparar e proteger as crianças e adolescentes em suas necessidades vitais e psicológicas.
Incentivamos a construir um projeto de vida com o intuito de fazer valer a prerrogativa de cidadãos de direitos, respeitar a individualidade e proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento das habilidades inerentes de cada um; vislumbrando um futuro de inserção social e desenvolvimento humano.
Conhecendo a infraestrutura –
Osasco:
Sede – Av. Presidente Médici, 1787 – Bairro: Aliança, Osasco
Como Atuamos
Promover o desenvolvimento integral das crianças
- Desenvolver Planos Educacionais Individualizados (PEI) para cada criança, respeitando suas necessidades e capacidades únicas.
- Intervenções Multidisciplinares: Implementar intervenções de uma equipe multidisciplinar, incluindo terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e educadores.
- Utilizar atividades lúdicas e sensoriais que promovam o desenvolvimento cognitivo e motor de forma divertida e interativa.
- Criar um ambiente físico e social acessível, adaptado para atender às necessidades sensoriais e motoras das crianças.
Oferecer suporte especializado às famílias
- Oferecer workshops e palestras semanais para capacitar e orientar familiares sobre autismo e estratégias de apoio.
- Criar grupos de apoio para que os familiares possam compartilhar experiências, desafios e sucessos, fortalecendo os vínculos comunitários.
- Implementar um sistema de acompanhamento contínuo para avaliar o progresso das crianças e fornecer feedback e suporte personalizado às famílias.
- Disponibilizar materiais educativos e recursos informativos que ajudem as famílias a entender melhor as condições de suas crianças e a promover um ambiente doméstico inclusivo.
Promover a Inclusão
- Capacitar regularmente os educadores em metodologias inclusivas, proporcionando ferramentas para lidar com as diversas necessidades das crianças.
- Adaptar espaços físicos para serem acessíveis a todas as crianças, incluindo rampas, materiais didáticos em braile, e recursos visuais e auditivos.
- Promover atividades que encorajem a interação entre crianças típicas e atípicas, como jogos cooperativos, projetos em grupo e atividades de arte inclusiva.
- Implementar e reforçar políticas que combatam o bullying, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para todas as crianças.
- Envolver a comunidade e as famílias em eventos e palestras que promovam a inclusão e a valorização das diferenças.
- Desenvolver planos individualizados que atendam às necessidades específicas de cada criança, com monitoramento contínuo do progresso e ajustes conforme necessário.
- Incorporar o uso de tecnologias assistivas que ajudem as crianças a participar plenamente das atividades educativas e sociais.
Treinar e capacitar – Educadores
- Desenvolver programas de formação contínua, com workshops e cursos regulares sobre metodologias inclusivas e adaptadas.
- Realizar sessões práticas onde os profissionais possam aplicar as teorias aprendidas em situações reais ou simuladas, recebendo feedback.
- Colaborar com especialistas em autismo e outras condições para oferecer treinamentos especializados e atualizados.
- Disponibilizar materiais educativos e recursos didáticos que ajudem os profissionais a implementar práticas inclusivas em sala de aula.
- Estabelecer programas de observação e mentoria, onde educadores mais experientes possam guiar e apoiar os menos experientes.
- Implementar um sistema de avaliação contínua das práticas dos educadores, fornecendo feedback construtivo e identificando áreas para melhorias.
- Oferecer suporte psicológico aos educadores para ajudá-los a lidar com os desafios emocionais e o estresse que podem surgir no trabalho com crianças com necessidades especiais.
Promover a conscientização e sensibilização
- Organizar campanhas de conscientização nas escolas, com palestras, workshops e distribuição de materiais educativos.
- Desenvolver cartilhas informativas que expliquem o autismo e outras condições de forma acessível e clara.
- Instituir uma semana dedicada à conscientização, com atividades temáticas, apresentações, exposições e debates sobre o tema.
- Trabalhar com veículos de comunicação locais para disseminar informações e histórias que sensibilizem a população sobre o autismo.
- Utilizar redes sociais para compartilhar conteúdos educativos, vídeos e depoimentos de famílias e profissionais.
- Treinar professores, funcionários escolares e voluntários para que possam atuar como multiplicadores da conscientização, levando informações corretas e combatendo preconceitos.
- Organizar eventos comunitários, como feiras de saúde, onde profissionais possam conversar diretamente com a população sobre autismo e outras condições.
- Promover a inclusão de atividades para crianças e famílias, como oficinas de artes e brincadeiras que abordem a diversidade.
- Produzir e distribuir materiais didáticos inclusivos que abordem o tema de forma apropriada para diferentes faixas etárias.
- Compartilhar histórias pessoais de crianças com autismo e suas famílias para humanizar a condição e gerar empatia na comunidade.
- Realizar sessões de histórias em escolas e eventos comunitários onde pais e crianças possam falar sobre suas experiências.
- Estabelecer parcerias com ONGs e instituições que já trabalham com autismo para fortalecer as iniciativas de conscientização.
- Participar de eventos e conferências para trocar experiências e divulgar o trabalho realizado.
Implementar um sistema de avaliação
- Estabelecer intervalos regulares para reavaliar o progresso de cada criança, utilizando observações, questionários, e testes padronizados.
- Manter uma comunicação constante com pais e cuidadores, fornecendo feedback detalhado sobre o progresso da criança e discutindo ajustes necessários nas estratégias.
- Organizar reuniões periódicas com a equipe multidisciplinar para revisar o progresso das crianças e ajustar os planos de intervenção conforme necessário.
Nosso Público-Alvo
Crianças e adolescente de 4 á 17 anos, com transtornos neurológicos como om o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições associadas
Nesse contexto contamos com uma equipe técnica interdisciplinar que trabalha em prol da convivência familiar, atuando de forma participativa junto com as Famílias, através de acompanhamento e atendimentos, visitas domiciliares, discussão de casos, articulação com a Rede do município.
Estatuto Social
Download do Estatuto Social – Atualizado em 05/07/2018
Colaboradores
Quantidade | Função | Formação | C.H. Semanal | Vínculo Empresa | Salário Inicial |
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01 | Coordenador | Superior | 44 | CLT | R$3.200,00 |
01 | Oficineiro | Superior | 30 | PJ | R$2.500,00 |
01 | Psicólogo | Superior | 44 | PJ | R$2.300,00 |
01 | Assistente Administrativo | Técnico | 44 | CLT | R$1.700,00 |
01 | Auxiliar Infra Estrutura | Médio Completo | 44 | CLT | R$2.300,00 |
01 | Educador social | Médio completo | 40 | PJ | R$2.000,00 |
Venha nos conhecer e apoiar esta nobre causa social!