Em 1976, uma família de Osasco deu início, em sua própria residência, ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco, e suposta situação de negligência. Em 25/03/1978, formou-se o Conselho Deliberativo e estabeleceu-se a Instituição Amparo Maternal José Benedito. Em 1994, essa denominação foi alterada para Lar Plantio do Amor. No ano de 2005, a presidente da ocasião, a Sra. Paola Mantegazza contribuiu para atender as tendências das normativas conforme a Lei n.º 7.644 de 18/12/1987, e implantou a estrutura de atendimento no Sistema Casa Lar.
Em 2012, a atual diretoria assumiu o Projeto LAR, que estava em risco de encerrar suas atividades, ampliando o atendimento para a faixa etária de 0 a 18 anos incompletos.
Ao longo dos últimos anos o Projeto LAR atuou em mais de seis municípios diferentes acolheu mais de três mil crianças, visou não somente o melhor acolhimento, mas compreender as necessidades reais de cada acolhido, diante das observações feita no rostinho de cada criança que chegava nesta instituição com olhares assustados e inseguros, e ao perguntar o que mais poderíamos fazer para que ficassem bem as respostas foram unânime em dizer“ Traga minha mãe” “Cuide da minha família”, as crianças não entendia a negligência sofridas que deram motivo ao acolhimento como violação, compreendia que estava sendo roubadas de seus núcleos familiares desestruturados. Foi então que nos reunimos para entender se estávamos atingindo o objetivo desta instituição na garantia dos direitos de seus atendidos, entendemos que, estatutariamente, sim, mas nem sempre nos desejos das crianças de retornarem às suas famílias de origem. A partir de então começamos a analisar a história de seu genitor que também não compreendia a negligência como violação, em sua maioria dos casos as reproduzia de sua própria bagagem vivida de sua tenra infância, de uma cultura desprovida de educação, respeito e até mesmo desconhecimento dos manejos que atinge uma maternagem segura a seus filhos sem violência ou negligência.
Após os dados adquiridos, foram tabulados da cidade elaboramos um plano de ação com atividades na mudança de nosso estatuto, que visou não somente acolher as crianças em situação de negligência, mas o sistema que as negligenciaram.
Em 2022 iniciamos o programa de atividades de fortalecimento de vínculos, localizado em nossa sede em Osasco, composto por uma equipe multidisciplinar que trabalha a escuta e fortalecimento da autoestima das nossas crianças, do acolher e ouvir as demandas de seus genitores, das orientações e encaminhamentos aos parceiros e rede assistencial, dos cuidados emocionais e neurológicos.