O Projeto Lar é uma organização sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes e suas famílias, que trabalha afim de Promover o desenvolvimento integral das crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições associadas é um objetivo fundamental que requer uma abordagem multifacetada. Para isso, é essencial criar um ambiente inclusivo, acolhedor e sensibilizado, onde cada criança possa florescer.

Esse ambiente deve ser projetado para garantir o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças. Isso implica não apenas em adaptar atividades e espaços, mas também em cultivar uma cultura de respeito e acessível, onde as diferenças sejam valorizadas e cada progresso, por menor que seja, seja observado.

Nossa Missão Valores é acolher, amparar e proteger as crianças e adolescentes em suas necessidades vitais e psicológicas.
Incentivamos a construir um projeto de vida com o intuito de fazer valer a prerrogativa de cidadãos de direitos, respeitar a individualidade e proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento das habilidades inerentes de cada um; vislumbrando um futuro de inserção social e desenvolvimento humano.

Conhecendo a infraestrutura – 
Osasco:
Sede – Av. Presidente Médici, 1787 – Bairro: Aliança, Osasco

Como Atuamos
Promover o desenvolvimento integral das crianças 

  • Desenvolver Planos Educacionais Individualizados (PEI) para cada criança, respeitando suas necessidades e capacidades únicas.
  • Intervenções Multidisciplinares: Implementar intervenções de uma equipe multidisciplinar, incluindo terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e educadores.
  • Utilizar atividades lúdicas e sensoriais que promovam o desenvolvimento cognitivo e motor de forma divertida e interativa.
  • Criar um ambiente físico e social acessível, adaptado para atender às necessidades sensoriais e motoras das crianças.

Oferecer suporte especializado às famílias

  • Oferecer workshops e palestras semanais  para capacitar e orientar familiares sobre autismo e estratégias de apoio.
  • Criar grupos de apoio para que os familiares possam compartilhar experiências, desafios e sucessos, fortalecendo os vínculos comunitários.
  • Implementar um sistema de acompanhamento contínuo para avaliar o progresso das crianças e fornecer feedback e suporte personalizado às famílias.
  • Disponibilizar materiais educativos e recursos informativos que ajudem as famílias a entender melhor as condições de suas crianças e a promover um ambiente doméstico inclusivo.

Promover a Inclusão

  • Capacitar regularmente os educadores em metodologias inclusivas, proporcionando ferramentas para lidar com as diversas necessidades das crianças.
  • Adaptar espaços físicos para serem acessíveis a todas as crianças, incluindo rampas, materiais didáticos em braile, e recursos visuais e auditivos.
  • Promover atividades que encorajem a interação entre crianças típicas e atípicas, como jogos cooperativos, projetos em grupo e atividades de arte inclusiva.
  • Implementar e reforçar políticas que combatam o bullying, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para todas as crianças.
  • Envolver a comunidade e as famílias em eventos e palestras que promovam a inclusão e a valorização das diferenças.
  • Desenvolver planos individualizados que atendam às necessidades específicas de cada criança, com monitoramento contínuo do progresso e ajustes conforme necessário.
  • Incorporar o uso de tecnologias assistivas que ajudem as crianças a participar plenamente das atividades educativas e sociais.

Treinar e capacitar –  Educadores 

  • Desenvolver programas de formação contínua, com workshops e cursos regulares sobre metodologias inclusivas e adaptadas.
  • Realizar sessões práticas onde os profissionais possam aplicar as teorias aprendidas em situações reais ou simuladas, recebendo feedback.
  • Colaborar com especialistas em autismo e outras condições para oferecer treinamentos especializados e atualizados.
  • Disponibilizar materiais educativos e recursos didáticos que ajudem os profissionais a implementar práticas inclusivas em sala de aula.
  • Estabelecer programas de observação e mentoria, onde educadores mais experientes possam guiar e apoiar os menos experientes.
  • Implementar um sistema de avaliação contínua das práticas dos educadores, fornecendo feedback construtivo e identificando áreas para melhorias.
  • Oferecer suporte psicológico aos educadores para ajudá-los a lidar com os desafios emocionais e o estresse que podem surgir no trabalho com crianças com necessidades especiais.

Promover a conscientização e sensibilização

  • Organizar campanhas de conscientização nas escolas, com palestras, workshops e distribuição de materiais educativos.
  • Desenvolver cartilhas informativas que expliquem o autismo e outras condições de forma acessível e clara.
  • Instituir uma semana dedicada à conscientização, com atividades temáticas, apresentações, exposições e debates sobre o tema.
  • Trabalhar com veículos de comunicação locais para disseminar informações e histórias que sensibilizem a população sobre o autismo.
  • Utilizar redes sociais para compartilhar conteúdos educativos, vídeos e depoimentos de famílias e profissionais.
  • Treinar professores, funcionários escolares e voluntários para que possam atuar como multiplicadores da conscientização, levando informações corretas e combatendo preconceitos.
  • Organizar eventos comunitários, como feiras de saúde, onde profissionais possam conversar diretamente com a população sobre autismo e outras condições.
  • Promover a inclusão de atividades para crianças e famílias, como oficinas de artes e brincadeiras que abordem a diversidade.
  • Produzir e distribuir materiais didáticos inclusivos que abordem o tema de forma apropriada para diferentes faixas etárias.
  • Compartilhar histórias pessoais de crianças com autismo e suas famílias para humanizar a condição e gerar empatia na comunidade.
  • Realizar sessões de histórias em escolas e eventos comunitários onde pais e crianças possam falar sobre suas experiências.
  • Estabelecer parcerias com ONGs e instituições que já trabalham com autismo para fortalecer as iniciativas de conscientização.
  • Participar de eventos e conferências para trocar experiências e divulgar o trabalho realizado.

 Implementar um sistema de avaliação

  • Estabelecer intervalos regulares para reavaliar o progresso de cada criança, utilizando observações, questionários, e testes padronizados.
  • Manter uma comunicação constante com pais e cuidadores, fornecendo feedback detalhado sobre o progresso da criança e discutindo ajustes necessários nas estratégias.
  • Organizar reuniões periódicas com a equipe multidisciplinar para revisar o progresso das crianças e ajustar os planos de intervenção conforme necessário.

Nosso Público-Alvo
Crianças e adolescente de 4 á 17 anos, com transtornos neurológicos como om o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições associadas
Nesse contexto contamos com uma equipe técnica interdisciplinar que trabalha em prol da convivência familiar, atuando de forma participativa junto com as Famílias, através de acompanhamento e atendimentos, visitas domiciliares, discussão de casos, articulação com a Rede do município.

Estatuto Social

Download do Estatuto SocialAtualizado em 05/07/2018

Colaboradores

Quantidade Função Formação C.H. Semanal Vínculo Empresa Salário Inicial
01 Coordenador Superior 44 CLT R$3.200,00
01 Oficineiro Superior 30 PJ R$2.500,00
01 Psicólogo Superior 44 PJ R$2.300,00
01 Assistente Administrativo Técnico 44 CLT R$1.700,00
01 Auxiliar Infra Estrutura Médio Completo 44 CLT R$2.300,00
01 Educador social Médio completo 40 PJ R$2.000,00

Venha nos conhecer e apoiar esta nobre causa social!